domingo, 17 de junho de 2012

RENOVAÇÃO DO CPP DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO


No ultimo dia 16 de Junho em reunião ordinária com a presença de 11 (onze) comunidades rurais (Rancharia, Tombo, Casa de Pedra, Riacho do meio, Gravatá, Colina, Mato Grosso, Calumbi, Malhada Bonita, Lagoa Comprida e Lagoa Nova), bem os representantes das pastorais e grupos da Sede (Apostolado da Oração, Batismo, Homens do Terço, Juventude, Equipe Vocacional, Pastoral da Criança), definiram a nova Coordenação do CPP, que ficou assim definida:

MARINALVA (NINIHA) - COORDENADORA;     FRANCISCO FERREIRA - VICE-COORDENADOR     FRANCISCO DE ASSIS JUSTINO (DIDI) - SECRETARIO 

PRÓXIMAS DATAS DAS REUNIÕES DO CPP:
REUNIÕES NOS 3° SÁBADO DE CADA MÊS 

Representantes das Comunidades Rurais, Pastorais, Movimentos e Grupos/Associações.




Em clima de peregrinação a Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho acolherá a Replica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude


 Na próxima Terça-Feira (19) Junho a a Replica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude, chegará a Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho da Cidade de Granito-PE.
A acolhida será às 18h00, na entrada da cidade, seguirão em caminhada pelas ruas e avenidas até a Igreja Matriz, em seguida a Celebração da Santa Missa. No dia (20) Junho irá para a Comunidade São Sebastião no Povoado de Mato Grosso; No dia (21) Junho irá para a Comunidade São Francisco no Povoado de Lagoa Nova; No dia (22) Junho irá para a Comunidade São Francisco no Povoado de Rancharia; No dia (23) Junho irá para a Comunidade N. Sra. Aparecida no Sitio Calumbi; e No dia (24) Junho retornará para a sede para Celebração na igreja Matriz as 19h00.

Ela nos convida e nos auxilia a sermos discípulos/as missionários/as de Cristo. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), instituída por João Paulo II para que aconteça em todos os anos por ocasião do Domingo de Ramos, são momentos e espaços fundamentais que contribuem para o sentido da vida, o amadurecimento na fé, o compromisso com o amor ao próximo.
Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem. Portanto, toda a comunidade granitense é convocada a vivenciar este momento missionário que a Diocese de Salgueiro está nos proporcionando, onde a fé será vivida, celebrada e compartilhada entre os jovens, e toda comunidade, com práticas para que a juventude das comunidades e das diversas expressões juvenis possa conhecer a profundidade da mensagem bíblica da XXVII Jornada Mundial da Juventude e testemunhar a alegria de viver em Cristo; estímulo para que a juventude organize espaços de comunhão na paróquia e conduza outros/as jovens à vivência do ser Igreja, com diferentes características, partilhando experiências e celebrando a unidade; Aproximar a juventude que está distante da Igreja para que possa ser estimulada a reencontrar ou encontrar o caminho de Cristo através das celebrações festivas promovidas pelo/as jovens; 
Entendimento e aprofundamento da Jornada Diocesana da Juventude  no Rio em 2013, onde teremos a visita do Papa Bento XVI, no Brasil, e que de cada paróquia será convidado 02 jovens para integrar a equipe da Diocese de Salgueiro para participar da JMJ 2013 nos dias 23 a 28 julho do próximo ano.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Festa de Corpus Christi, celebrada nesta Quinta

Nesta quinta-feira, 07, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
Origem da Celebração
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.
 

No Brasil
 
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

“Graças e louvores se deem a todo o momento ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento, Pão da vida Eterna e Cálice da Perpétua salvação” 
CELEBRAÇÃO DE CORPUS CHRISTI NA IGREJA MATRIZ AS 19h00 NESTA QUINTA-FEIRA.


Agradecemos a participação de todos e imploramos ao Coração Eucarístico de Jesus que aumente em nós a “Fé, a Esperança e a Caridade”.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Centenário do Apostolado da Oração de Granito-PE

De 01 a 05 de junho, nossa Paróquia esteve em festa celebrando o Centenário do Apostolado da Oração em Granito. Houve durante estes dias a reza do Terço, Novena, na Igreja Matriz; e Hoje às 19 horas Missa, também na Igreja Matriz, com a participação especial dos membros do Apostolado da Oração e comunidade local, e Pastorais e grupos.




O ápice será neste dia 05 de junho, às 19h, onde haverá o grande encontro dos Membros do Apostolado de Granito.  Será conduzida pelo Paroco Pe. Evandro, onde falará da missão dos membros do Apostolado, dos 100 (cem) anos de serviço a Igreja.

Parabéns a todos os membros do Apostolado que há 100 anos vem trabalhando para o bem da Igreja e de nossa comunidade Granitense.

domingo, 27 de maio de 2012

Coroação de Nossa Senhora


CELEBRAÇÃO DE COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA - INTITULADA AQUI MÃE DO BOM CONSELHO
O rito de coroação de Nossa Senhora é uma celebração da Igreja chamada oficialmente de Coroação de Imagem da Bem-aventurada Virgem Maria.Tudo na Nossa Vida tem sempre um significado. A nossa vida é cheia de sinais. Nós nos comunicamos uns com os outros por meios de sinais, como palavras, gestos, escritos, cores e tantos outros sinais combinados. Portanto este gesto de coroar Nossa Senhora significa o prêmio que Deus deu à Virgem Mãe, Ele reconheceu que Maria Santíssima cumpriu sua missão aqui na terra, realizou todo o seu plano de salvação para o mundo. Agora com muita Alegria e carinho coroemos a Mãe de Deus e nossa. Ela é coroada como rainha do céu e da terra e de todos os cristãos. Ela foi a Cristã mais perfeita. Ela seguiu melhor do que ninguém os ensinamentos de seu filho Jesus. Ela é o nosso modelo de cristãos. Ela é a cristã número um! ! Ela merece então receber a coroa. Enquanto as criancinhas cantam, vamos ficar pedindo a seu filho Jesus que ajude a gente a ser uma verdadeira comunidade cristã, igreja de Deus, tendo sempre a Virgem Maria como nosso modelo.


ENTÃO VENHAM PARTICIPAR DESTE MOMENTO CELEBRATIVO DA NOSSA PAROQUIA NESTE DIA 31 DE MAIO A PARTIR DAS 19h00 NA IGREJA MATRIZ DO BOM CONSELHO.















PENTECOSTES

 O que significa Pentecostes?
É uma palavra que vem do grego e significa "qüinquagésimo". É o 50° dia depois da Páscoa. É a solenidade da vinda do Espírito Santo. Junto com Natal e Páscoa, forma o tripé mais importante do Ano Litúrgico. Esse detalhe ajuda a compreender por que Pentecostes pertence ao Ciclo da Páscoa.
 Qual é a cor litúrgica de Pentecostes e seu significado?
 O vermelho domina essa solenidade, associado ao fogo, símbolo do amor. 0 Espírito Santo é chamado de  "Espírito do amor".
 Como surgiu a festa de Pentecostes?
 Antes de ser uma festa dos cristãos, Pentecostes foi festa dos judeus, e sua origem se perde nas sombras do passado. Antes de se chamar assim, tinha outros nomes, e era uma festa agrícola. Em Êxodo 23,14-17 é chamada de festa da Colheita, a festa dos primeiros feixes de trigo colhidos. Em Êxodo 34,22 é chamada de festa das Semanas. Por que "festa das semanas"? A explicação é dada pelo Levítico (23,15-21): calculavam-se 7 semanas a partir do inicio da colheita do trigo. 7 semanas = 49 dias.
 Com o tempo, ela perdeu sua ligação com a vida dos agricultores, recebeu o nome grego de Pentecostes e se tomou festa cívico-religiosa. No tempo de Jesus, celebrada 50 dias apos a Páscoa, ela recordava a dia em que no Monte Sinai, Deus entregou as tábuas da Lei a Moises. Os Atos dos Apóstolos fazem coincidir a vinda do Espírito Santo com a festa judaica de Pentecostes.
 Quem recebeu o Espírito Santo no dia de Pentecostes?
 O episodio de Pentecostes é narrado por Lucas em Atos 2,1-11. Sem muita reflexão, seriamos tentados a responder que apenas os Doze apóstolos é que receberam o Espírito Santo. Mas lendo com atenção o contexto desse acontecimento poderemos ter surpresas.
De fato, Lucas disse, antes que viesse o Espírito: "Os apóstolos voltaram para Jerusalém, pois se encontravam no chamado monte das Oliveiras, não muito longe de Jerusalém: uma caminhada de sábado. Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam hospedar-se. Ai estavam Pedro e João, Tiago e Andre, Filipe e Tome, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelote e Judas, filho de Tiago. Todos eles tinham os mesmos sentimentos e eram assíduos na oração, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe  de Jesus, e com as irmãos de Jesus. Nesses dias, ai estava reunido um grupo de mais ou menos cento e vinte pessoas" (Atos 1,12-15a). No dia de Pentecostes, já com Matias substituindo o traidor Judas, Lucas afirma que "todos eles estavam reunidos no mesmo lugar" (2,1). Na fala depois de terem recebido o Espírito Santo, Pedro cita a profeta Joel, que previa a efusão do Espírito sobre todas as pessoas: "Nos últimos dias, diz o Senhor, eu derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e filhas de vocês vão profetizar, os jovens terão visões e os anciãos terão sonhos. E, naqueles dias, derramarei o meu Espírito também sobre meus servos e servas, e eles profetizarão" (2,17-18; veja Joel 3,1-5). Não se pode, portanto, afirmar que somente os Doze ap6stolos e que receberam o Espírito.
 0 fenômeno de falar em línguas surgiu em Pentecostes?
 O dom de falar línguas estranhas era um fenômeno restrito praticamente às comunidades cristãs de Corinto. Esse dom tem pouco a ver com a Pentecostes de Atos 2,1-11. Lá em Corinto, as pessoas rezavam a Deus em línguas estranhas, todas juntas, sem que alguém compreendesse coisa alguma. Paulo põe ordem nessa "babel", mandando que orem um por vez, com interprete (1 Coríntios 12-14).
 Em Atos as coisas são bem diferentes: "Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Acontece que em Jerusalém moravam judeus devotos de todas as nacões do mundo. Quando ouviram  barulho, todos se reuniram e ficaram confusos, pois cada um ouvia, na sua própria língua, os discípulos falarem. Espantados e surpresos, diziam: 'Esses homens que estão falando, não são todos galileus? Como é que cada um de nós os ouve em sua própria língua materna? ... E cada um de nós em sua própria língua os ouve anunciar as maravilhas de Deus!'" (2,4-8.11).
Lucas montou a cena de Pentecostes sobre o molde da entrega da Lei a Moises, ou seja, sobre o molde do Pentecostes judaico. Compare Atos 2,1-11 com Êxodo 19,1-20,21, e anote as coincidências. Em Êxodo, todo o povo reunido ao redor do monte; em Atos, o mundo inteiro reunido em Jerusalém. No Êxodo, relâmpagos, trovões, nuvem escura etc., símbolos de teofania (= manifestação de Deus); nos Atos, vento forte, línguas como de fogo, símbolos teofânicos (= manifestação do Espírito de Deus).
 Qual a mensagem de Pentecostes?
 A mensagem vem , sobretudo das leituras dessa solenidade, que são sempre as mesmas: Atos 2,1-11; 1 Coríntios 12,3b-7.12-13; João 20,19-23. Eis alguns temas que deveriam ser aprofundados. 1. O supremo dom do Pai e de Jesus a humanidade é o Espírito Santo. 2. Soprando sobre os discípulos, Jesus esta recriando a humanidade mediante o sopro do Espírito. 3. Recebendo o Espírito de Jesus, os cristãos recebem igualmente a mesma missão. 4. O Espírito é dado a todos. Ninguém fica sem ele, e ninguém o possui plenamente. 5. O Espírito leva a humanidade a formar uma só família, no amor, diferentemente de Babel-confusão, em que as pessoas não se entendem


Símbolos
O Espírito Santo é representado de diferentes formas:
  • Água: O simbolismo da água é significativo da ação do Espírito Santo no Batismo, já que a água se transforma em sinal sacramental do novo nascimento.
  • Unção: Simboliza a força. A unção com o óleo é sinônimo do Espírito Santo. No sacramento da Confirmação o confirmando é ungido para prepará-lo para ser testemunha de Cristo.
  • Fogo: Simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito.
  • Nuvem e Luz: Símbolos inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo. Assim desce sobre a Virgem Maria para "cobri-la com sua sombra" . No monte Tabor, na Transfiguração, no dia da Ascensão; aparece uma sombra e uma nuvem.
  • Selo: é um símbolo próximo ao da unção. Indica o caráter indelével da unção do Espírito nos sacramentos e falam da consagração do cristão.
  • A Mão: Mediante a imposição das mãos os Apóstolos e agora os Bispos, transmitem o "Dom do Espírito".
  • A Pomba: No Batismo de Jesus, o Espírito Santo aparece em forma de pomba e posa sobre Ele.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

O CULTO À SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA


O Mês Mariano

              “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lucas 1, 48).
A devoção mariana entre os cristãos, principalmente, entre os cristãos católicos, tem suas raízes na Sagrada Escritura. Já no Antigo Testamento fala-se dela quando o profeta Isaias diz que de uma virgem nascerá o Salvador (Isaias 7, 14). No Novo Testamento, a comunidade do evangelista Mateus percebeu que nela se concretizaram as promessas messiânicas sobre a vinda do ‘Emanuel’ (Mateus 1, 23). Na comunidade de São Marcos ela tem dupla ligação com Jesus: é a mãe e aquela que realiza plenamente a vontade de Deus (Marcos 3,35). A comunidade de Lucas deu um destaque especial a Maria já na anunciação, manifestando-a como bem aventurada por todas as gerações (Lucas 1,48). É ela que fala ao menino Jesus, reencontrado no templo entre os doutores (Lucas 2,41). Para o evangelista São João, nas boldas de Caná  ela antecipa a hora de seu Filho e por Jesus crucificado é dada como mãe a João, o discípulo amado (João 2,2-5; 19,25-27). A fé e a devoção à Virgem Maria é tão antiga, remonta mesmo às origens do cristianismo, pois no livro dos Atos dos Apóstolos ela é apresentada junto aos discípulos no cenáculo, quando pela força do Espírito Santo teve início a Igreja (Atos dos Apóstolos 1,12-14). 
O mês de maio é dedicado às mães. Mas, para a Igreja Católica, a data também é de devoção à Maria, mãe de Jesus Cristo, e considerada, por aquela religião, mãe de todos aqueles que acreditam em sua santidade. A dedicação do mês de maio à Maria nada tem a ver com o fato de que no período se comemora o Dia das Mães.
VOCÊ Á NOSSO CONVIDADO NESTE MÊS, CELEBRARMOS ESSA DEVOÇÃO DE 01 DE MAIO A 31 DE MAIO TODOS OS DIAS AS 19h00 NA IGREJA MATRIZ.
VAMOS ENTRAR NO CLIMA DE ORAÇÃO, POIS O MUNDO ESTÁ NECESSITADO DE ORAÇÃO

CALENDÁRIO DAS EQUIPES DE ANIMAÇÃO SEMANAL:
01 A 06/05 - APOSTOLADO DA ORAÇÃO E PASTORAL DA CRIANÇA;
07 A 13/05 - PASTORAL DO DIZIMO E TERÇO DOS HOMENS;
14 A 20/05 - CATEQUESE E JUVENTUDE;
21 A 27/05 - PASTORAL FAMILIAR E PASTORAL DOS NOIVOS;
28 A 31/05 - LITURGIA, PASTORAL DO BATISMO E PASTORAL VOCACIONAL

segunda-feira, 23 de abril de 2012

TERÇO DOS HOMENS DE GRANITO, VENHA FAZER PARTE!




Venha também fazer parte deste Movimento todas as TERÇAS-FEIRAS, na Igreja matriz da Mãe do Bom Conselho a partir das 19h00.

Você é nosso convidado especial.

domingo, 22 de abril de 2012

ORGANIZAÇÃO LITÚRGICA DOMINICAL DA IGREJA MATRIZ

MISSAS DOMINICAIS
Não há maneira de estar mais próximo de Jesus do que participar ativamente da Santa Missa! Nela você pode ouvir a Palavra de Deus, se alimentar do seu Corpo e Sangue pelo Sacramento da Eucaristia e estar em comunhão com seus irmãos de caminhada, família e amigos. Participar semanalmente das missas dominicais é certeza de graças infinitas, força para enfrentar as dificuldades da vida e momento de ação de graças pelas maravilhas que Deus opera em nós.

Ficaríamos, enfim, extremamente honrados e alegres em poder recebê-lo na celebração sublime da eucaristia!
  
1° DOMINDO DO MÊS
2° DOMINDO DO MÊS
3° DOMINDO DO MÊS
4° DOMINDO DO MÊS
Pastoral/Grupo Responsável pela Animação
Pastoral/Grupo Responsável pela Animação
Pastoral/Grupo Responsável pela Animação
Pastoral/Grupo Responsável pela Animação
JUVENTUDE
DIZIMO
CATEQUESE
FÁMILIA
Cada equipe é responsável: louvor da música, proclamação da palavra pelos leitores, procissão das ofertas ao altar, serviço de acolhida, acólitos e ministros da Sagrada Comunhão.
Local: Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho
Endereço: praça da Matriz
Horário: 19h00

ENCONTROS DE FORMAÇÃO DE PAIS E PADRINHOS PARA O BATISMO

PASTORAL DO BATISMO
O batismo, porta da vida e do Reino, é o primeiro sacramento da nova Lei, que Cristo instituiu para que todos pudessem alcançar a vida eterna e, em seguida, confiou à sua Igreja juntamente com o Evangelho, quando ordenou aos apóstolos: "Ide e ensinai a todos os povos; batizai-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo".
Recomedações
Os pais têm a obrigação de cuidar para que as crianças sejam batizadas. Para o batizado de uma criança é necessário o consentimento de, ao menos, um dos pais. Uma vez que, pelo batismo, a criança se insere na comunidade eclesial, insistimos para que os nossos batizados sejam "comunitários". O local adequado é a paróquia à qual os pais pertencem.
Insiste-se com pais que ainda não casaram no religioso, que o façam antes de batizarem seus filhos. E ou os Padrinhos sejam matrimonio no Religioso, ou nos casos onde há impedimentos, nestes casos especiais deverão tratar e seguir as orientações do pároco local.
A escolha dos padrinhos deve ser bem criteriosa. Devem ser católicos praticantes, participantes da vida da igreja, casados no religioso, para que possam servir de exemplo para o afilhado. Os padrinhos devem ter acima de 16 anos de idade.
Crianças entre 9 a 15 anos de idade devem fazer o Curso de Catequese para poderem receber os sacramentos do Batismo e da Eucaristia. O curso de Catequese dura dois anos.
Jovens acima de 15 anos devem fazer o Curso de Crisma para poderem ser batizados. Ao final do curso recebem dois sacramentos, mais o da Eucaristia.
Inscrições: de Segunda a Sexta apartir das 08hs as 12hs na secretaria da Igreja.
Para a inscrição é necessário o Nome completo e correto da pessoa que irá participar do curso e preenchimento  de cadastro prévio.
- Curso: Todo primeiro domingo do mês das 16h às 17h10mim (É necessário chegar às 15h45m, pois é realizada uma chamada antes de começar o curso e é obrigatória a apresentação da copia da certidão de nascimento da criança, juntamente com a Certidão de Casamento Religioso dos pais e Padrinhos)
- Local: Casa Paroquial
AGENTES DE PASTORAL:
SEDE: Gabriel e Cida / Jozuer
MALHADA BONITA: Laureni
LAGOA COMPRIDA: Fátima Leite
MATO GROSSO: Cicera
LAGOA NOVA E REGIÃO: Jozuer
RANCHARIA: Clarete

DATAS DOS PROXIMOS ENCONTROS
Preparação para Batismo (Pais e Padrinhos

06 de MAIO -  03 de JUNHO -  01 de JULHO -  05  de AGOSTO -  02 de SETEMBRO - 13 de OUTUBRO (SÁB) - 04 de NOVEMBRO  -  02  de DEZEMBRO 

ENCONTRO FORMAÇÃO LITÚRGICA NA PAROQUIA


FORMAÇÃO LITÚRGICA NAS COMUNIDADES DA PAROQUIA.
“Na raiz de todos os problemas que encontramos em nossas celebrações litúrgicas, e também desta falta de espiritualidade, está a insuficiência da formação litúrgica”, afirma o padre Gregório Lutz CSSp. 
Nesse intuito o administrador Paroquial Pe. Evandro Alves de Souza em conjunto com o Conselho Pastoral Paroquial - CPP no ultimo dia 21/04/2012, ficou acordado em levar formação litúrgica as comunidades, abaixo neste 1° semestre:
13/05/2012 – Comunidade Sato Expedito – Assentamento Colinas
03/06/2012 – Comunidade Nossa Senhora Aparecida No Sitio Malhada Bonita
03/06/2012 – Comunidade Santo Antonio No Sitio Palácio.
As demais comunidades serão contempladas na próxima reunião do CPP em maio/2012.



ENCONTROS DE FORMAÇÃO DO DIZIMO NAS COMUNIDADES

A Pastoral do Dízimo tem a missão de conscientizar cada paroquiano sobre sua Responsabilidade para com a comunidade paroquial onde vive e da qual faz parte. Muito mais do que fazer dinheiro e aumentar a renda da paróquia, a Pastoral do Dízimo deseja:
Mostrar que o dízimo é um ato de fé, de esperança e de caridade;
Testemunhar a alegria de uma vida agradecida a Deus, através da oferta mensal do dízimo.
Se você quer conhecer mais sobre essa missão venha participar da reunião da pastoral do Dízimo de nossa paróquia: 
05/05/2012 – Comunidade Santo Antonio No Sitio Palácio.
12/05/2012 – Comunidade São Sebastião No Povoado De Matogrosso
19/05/2012 – Comunidade N.Sra. Aparecida No Sitio Calumbi
26/05/2012 – Comunidade Santa Luzia No Sitio -  Gravatá
02/06/2012 – Comunidade Sato Expedito – Assentamento Colinas
09/06/2012 – Comunidade Nossa Senhora Aparecida No Sitio Malhada Bonita
19/06/2012 – Comunidade São Francisco – Povoado De Rancharia
A sua FORMAÇÃO e ajuda nos serviços paroquiais pode fazer uma grande diferença.

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL-CPP - GRANITO-PE

REUNIÕES NOS 3° SABADO DE CADA MÊS
Representantes das Comunidades Rurais, Pastorais, Movimentos e Grupos/Associações.

1. O que é o CPP?
O CPP – Conselho Paroquial de Pastoral – é uma equipe, um grupo de pessoas, escolhidas pela comunidade dos fiéis, em Assembléia Paroquial e em comunhão com o pároco, provisionadas pelo bispo, que representam as comunidades/capelas, os ministérios, as pastorais e movimentos existentes na paróquia, e têm como missão o serviço da animação pastoral da paróquia.
2. O que faz o CPP?
O CPP tem a missão de garantir a vida de comunhão na paróquia. Por isso, é responsável pela organização e articulação das pastorais, e pela espiritualidade e formação dos fiéis. Ao CPP cabe refletir, planejar, decidir, animar e revisar toda a ação pastoral da paróquia. Ele deve preparar, organizar e realizar as Assembléias Paroquiais de Pastoral, que são a instância mais importante da caminhada pastoral da paróquia. Ele encaminha a realização do Planejamento Paroquial de Pastoral. A ele cabe conhecer a realidade e seus desafios, julgá-la com os olhos da realidade e da Palavra de Deus, e estimular ações transformadoras que a tornem sinal do Reino de Deus.
3. O que diz a Bíblia sobre o CPP?
Há inúmeras passagens bíblicas que podem servir de fundamento para a prática de uma Igreja comunitária e participativa. Podemos citar as seguintes: Êxodo 18,13-27: Moisés organiza o povo em grupos para melhor conduzir a convivência entre as pessoas e a sociedade. Números 11,24-30: O Senhor retira um pouco do espírito de Moisés e o reparte entre os setenta anciãos do povo. Marcos 3,13-19: Jesus forma o grupo dos Doze apóstolos. Marcos 6,39-40: Jesus pede que a multidão seja formada em grupos de cem e de cinqüenta, para a distribuição dos pães. Atos 1,21-26: Pedro pede à comunidade para escolher o substituto de Judas, o traidor. Atos 15,6-29: os apóstolos e os anciãos de Jerusalém se reúnem em conselho para resolver sérios problemas da Igreja primitiva. Enfim, toda a obra evangelizadora de Jesus Cristo foi feita na unidade com seus discípulos. Nas comunidades primitivas, tudo era comum entre os fiéis, também o trabalho da missão. Paulo deixa em cada comunidade um grupo de pessoas que continuava a sua obra evangelizadora.
                                                                                                                DATAS DAS REUNIÕES DO CPP:

maio 19/05/2012
junho 16/06/2012
julho 21/07/2012
agosto 18/08/2012
setembro 15/09/2012
outubro 20/10/2012
novembro 17/11/2012
dezembro 15/12/2012

ENCAMINHAMENTOS DA IV ASSEMBLEIA PAROQUIAL - GRANITO-PE


IV ASSEMBLÉIA DE PASTORAL PAROQUIAL
Prioridades Pastorais

1-    ENCONTROS DE FORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO com todos os setores da paróquia (dizimo, Juventude, liturgia, Lideres comunidades, catequistas, famílias e Vocacional (despertar vocacional);
2-    RETIRO ESPIRITUAL: com todos os lideres de comunidades, e coordenadores de pastoriais movimentos e grupos da comunidade.

3-    PASTORAIS PRIORITÁRIAS
                           I.        Juventude
                          II.        Catequese
                         III.        Dizimo

DATA DE REUNIÕES E ENCONTROS PARA 1° SEMESTRE DE 2012.

COM QUEM?
O QUÊ?
QUEM ORGANIZARÁ?
QUANDO?
ONDE?
Comunidades Rurais (Todas) e Pastorais, Movimentos e Grupos
Formação para Animadores do Dízimo
Nininha, Zulene, Eucinda e Ediane
27/04/2012 (08h00 às 16h00)
Escola Helena Lopes Souza Granito-PE
Comunidades Rurais (Todas) e Pastorais, Movimentos e Grupos
Retiro Espiritual
Gedalva, Pequena, Didi, Damilton, Zulene, Corrinha
01/05/2012 (08h00 às 16h00)
Fazenda Mororó
Comunidades Rurais (Todas) e Pastorais, Movimentos e Grupos
Formação para Catequistas e agentes da Catequese do Batismo
João Eudes
Jucineide
Adriana
01/05/2012 (08h00 às 16h00)
a definir
Comunidades Rurais (Todas) e Pastorais, Movimentos e Grupos
Formação para Juventude
Sônia, Vadilma, Jozuer, Ediane, Aneilda
16/06/2012 (08h00 às 16h00)
a definir