domingo, 17 de junho de 2012

RENOVAÇÃO DO CPP DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO


No ultimo dia 16 de Junho em reunião ordinária com a presença de 11 (onze) comunidades rurais (Rancharia, Tombo, Casa de Pedra, Riacho do meio, Gravatá, Colina, Mato Grosso, Calumbi, Malhada Bonita, Lagoa Comprida e Lagoa Nova), bem os representantes das pastorais e grupos da Sede (Apostolado da Oração, Batismo, Homens do Terço, Juventude, Equipe Vocacional, Pastoral da Criança), definiram a nova Coordenação do CPP, que ficou assim definida:

MARINALVA (NINIHA) - COORDENADORA;     FRANCISCO FERREIRA - VICE-COORDENADOR     FRANCISCO DE ASSIS JUSTINO (DIDI) - SECRETARIO 

PRÓXIMAS DATAS DAS REUNIÕES DO CPP:
REUNIÕES NOS 3° SÁBADO DE CADA MÊS 

Representantes das Comunidades Rurais, Pastorais, Movimentos e Grupos/Associações.




Em clima de peregrinação a Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho acolherá a Replica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude


 Na próxima Terça-Feira (19) Junho a a Replica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude, chegará a Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho da Cidade de Granito-PE.
A acolhida será às 18h00, na entrada da cidade, seguirão em caminhada pelas ruas e avenidas até a Igreja Matriz, em seguida a Celebração da Santa Missa. No dia (20) Junho irá para a Comunidade São Sebastião no Povoado de Mato Grosso; No dia (21) Junho irá para a Comunidade São Francisco no Povoado de Lagoa Nova; No dia (22) Junho irá para a Comunidade São Francisco no Povoado de Rancharia; No dia (23) Junho irá para a Comunidade N. Sra. Aparecida no Sitio Calumbi; e No dia (24) Junho retornará para a sede para Celebração na igreja Matriz as 19h00.

Ela nos convida e nos auxilia a sermos discípulos/as missionários/as de Cristo. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), instituída por João Paulo II para que aconteça em todos os anos por ocasião do Domingo de Ramos, são momentos e espaços fundamentais que contribuem para o sentido da vida, o amadurecimento na fé, o compromisso com o amor ao próximo.
Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem. Portanto, toda a comunidade granitense é convocada a vivenciar este momento missionário que a Diocese de Salgueiro está nos proporcionando, onde a fé será vivida, celebrada e compartilhada entre os jovens, e toda comunidade, com práticas para que a juventude das comunidades e das diversas expressões juvenis possa conhecer a profundidade da mensagem bíblica da XXVII Jornada Mundial da Juventude e testemunhar a alegria de viver em Cristo; estímulo para que a juventude organize espaços de comunhão na paróquia e conduza outros/as jovens à vivência do ser Igreja, com diferentes características, partilhando experiências e celebrando a unidade; Aproximar a juventude que está distante da Igreja para que possa ser estimulada a reencontrar ou encontrar o caminho de Cristo através das celebrações festivas promovidas pelo/as jovens; 
Entendimento e aprofundamento da Jornada Diocesana da Juventude  no Rio em 2013, onde teremos a visita do Papa Bento XVI, no Brasil, e que de cada paróquia será convidado 02 jovens para integrar a equipe da Diocese de Salgueiro para participar da JMJ 2013 nos dias 23 a 28 julho do próximo ano.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Festa de Corpus Christi, celebrada nesta Quinta

Nesta quinta-feira, 07, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
Origem da Celebração
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.
 

No Brasil
 
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

“Graças e louvores se deem a todo o momento ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento, Pão da vida Eterna e Cálice da Perpétua salvação” 
CELEBRAÇÃO DE CORPUS CHRISTI NA IGREJA MATRIZ AS 19h00 NESTA QUINTA-FEIRA.


Agradecemos a participação de todos e imploramos ao Coração Eucarístico de Jesus que aumente em nós a “Fé, a Esperança e a Caridade”.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Centenário do Apostolado da Oração de Granito-PE

De 01 a 05 de junho, nossa Paróquia esteve em festa celebrando o Centenário do Apostolado da Oração em Granito. Houve durante estes dias a reza do Terço, Novena, na Igreja Matriz; e Hoje às 19 horas Missa, também na Igreja Matriz, com a participação especial dos membros do Apostolado da Oração e comunidade local, e Pastorais e grupos.




O ápice será neste dia 05 de junho, às 19h, onde haverá o grande encontro dos Membros do Apostolado de Granito.  Será conduzida pelo Paroco Pe. Evandro, onde falará da missão dos membros do Apostolado, dos 100 (cem) anos de serviço a Igreja.

Parabéns a todos os membros do Apostolado que há 100 anos vem trabalhando para o bem da Igreja e de nossa comunidade Granitense.