sexta-feira, 29 de março de 2013

ASSEMBLEIA PAROQUIAL 2013

CONVITE ASSEMBELIA PAROQUIAL DIA 05 E 06 DE ABRIL  DE 2013 GRANITO-PE
Animadores, Pastoriais, Grupos, Movimentos, Comunidade rurais,  estão convidados.

Entenda o significado das missas da Semana Santa

Domingo de Ramos abre os sete dias de orações, hinos e procissões.
Vela com símbolos religiosos e letras gregas é abençoada no sábado santo.
Até a Sexta-Feira da Paixão e o domingo de Páscoa, muitos outros rituais e missas são celebrados pela Igreja Católica. "A semana inteira é de reflexão e oração."
Entenda o que acontece em cada dia da semana de Páscoa e o significado das missas:
Domingo de Ramos (24 de março)
A entrada de Jesus na cidade de Jerusalém é representada neste dia. "Na época, como explica a Bíblia,  ele monta em um jumento e é recebido por centenas de pessoas com ramos de oliveira e palmeiras nas mãos." O domingo começa com uma procissão de fiéis cantando hinos e carregando ramos. Ao chegar à igreja, uma missa é celebrada com leitura de trechos bíblicos sobre o sacrifício de Jesus Cristo.
Segunda, terça e quarta-feira santas (25, 26 e 27 de Março):
Missa Santos Oleos - Salgueiro
Nas missas celebradas nos três dias, os fiéis pedem a Deus bons frutos na vida pessoal e religiosa e são lidos trechos bíblicos sobre a salvação.  Dia 26 é realizada a Missa dos Santos Oleos na Diocese de Salgueiro, com representantes das 15 paróquias que compõe a diocese. O bispo se reúne com os padres na chamada Missa da Crisma, esta missa acontece na Catedral da Santo Antonio (centro). Nela, ele irá abençoar ou consagrar os três óleos santos. O óleo consagrado é o do sacramento da Crisma, na qual o fiel confirma publicamente a sua fé cristã e sua ligação com a Igreja Católica. Neste rito, o padre impõe as mãos sobre o fiel, invocado o Espírito Santo, e o unge com óleo. Os outros dois óleos, o do batismo e o dos enfermos, são abençoados.


Quinta-feira Santa (28 de Março)
À noite, a Igreja celebra a ceia do Senhor em alusão à última ceia entre Jesus Cristo e os 12 discípulos, antes da crucificação. Nela, Jesus irá instituir o sacramento de seu corpo e de seu sangue, chamado pela Igreja Católica de Eucaristia. Nesta celebração, não se toma vinho nem come-se pedaço de pão. Em algumas paróquias, explicou o padre, um pedaço de pão caseiro abençoado é dado de lembrança aos fiéis.
Depois, acontece a missa do lava pés, na qual 12 pessoas são escolhidas aleatoriamente para que o padre lave seus pés, em referência ao momento em que Jesus ensina a humildade aos discípulos lavando os pés deles.
Sexta-feira da Paixão (29 de Março)
“Jejum e abstinência de carne são os princípios deste dia." Exatamente às 15h, considerada a hora nona pela Bíblia, os fiéis se reúnem para celebrar a paixão e a morte de Cristo. O rito tem quatro momentos, o momento da paixão anunciada, envocada, venerada e comungada.
Na paixão anunciada, são lidas passagens bíblicas do Antigo e do Novo Testamento que falam sobre o sacrifício de Cristo. Na paixão envocada, longas séries de preces são feitas pelas necessidades do mundo e da Igreja. Depois, os fiéis formam uma fila e vão um a um beijar a imagem de Cristo crucificado – é o momento da paixão venerada. Na quarta e última parte, os fiéis recebem a hóstia.
A noite procissão da Via sacra nas principais ruas da cidade. “Esta tradição pretende lembrar do momento em que os discípulos retiram o corpo de Jesus Cristo da cruz e o sepultam.”
Sábado Santo (30 de Março)Durante o dia, não há missa. “É momento de silêncio e oração.” Só no período da noite é que acontece a vigília pascal. “Uma longa celebração, na qual o padre abençoa o fogo que acenderá uma grande vela, chamada de Círio Pascal”. Ela, que representa Jesus ressurreto, é toda decorada com símbolos religiosos, como o da primeira e da última letra do alfabeto grego - Alfa e Ômega. Elas, explica o bispo, indicam que Jesus é o início e o fim de tudo, como ensina a Bíblia. Cinco cravos representando os cincos ferimentos na cruz – dois nas mãos, dois nos pés e um na lateral do corpo – e o ano de 2013 também são inscritos na vela.
Logo em seguida, o padre abençoa a vela com orações e entra na igreja, que está toda apagada. Neste momento, cada pessoa acende a sua vela a partir da que passa pelo corredor principal nas mãos do padre. Quando a igreja já está toda iluminada com as velas dos fiéis, o padre chega ao altar e canta o hino “Precônio Pascal” para celebrar a vigília e se preparar para a Páscoa – a ressurreição.
Após uma leitura da Bíblia, acontece a liturgia batismal. “A água do batismo é abençoada e, em algumas comunidades, adultos e crianças são batizados.” A missa termina com os fiéis cantando hinos sobre a ressurreição.

Domingo de Páscoa (31 de Março)
Para encerrar o período da quaresma, os 40 dias estipulados pela Igreja Católica para que o fiel se prepare para o ápice da Semana Santa, a ressurreição, missas são celebradas com hinos e trechos bíblicos sobre a ressurreição.

segunda-feira, 4 de março de 2013

REALIZADO FORUM DA CF2013 AREA PASTORAL SÃO LUCAS - NA CIDADE DE GRANITO.

A Área Pastoral São Lucas, da Diocese de Salgueiro, realizou no último domingo, dia 03 de março de 2013, na cidade de Granito, um Fórum sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2013. O evento foi organizado pelo CPA (Conselho Pastoral de Área), em parceria com o Setor Diocesano da Juventude e Comissão Diocesana de Animação da CF.

Reuniu 130 participantes das seis paróquias da Área Pastoral São Lucas, maioria absoluta de jovens. Também participaram os padres: Evandro (Granito), Manoel de Souza (Exu), José Barros (Bodocó) e Paulinho (N. Sra. do Carmo - Ouricuri). A Área Pastoral São Lucas é composta pelas paróquias:
1.  Bom Jesus dos Aflitos – Exu;
2.  Santa Terezinha do Menino Jesus – Moreilândia;
3.  Nossa Senhora do Bom Conselho – Granito;
4.  São José – Bodocó;
5.  São Sebastião – Ouricuri;
6.  Nossa Senhora do Carmo – Ouricuri.


Pastoral Familiar de Granito
 O evento teve início às 09h00 e término às 14h00. Após acolhida e oração inicial, tivemos duas apresentações musicais: uma preparada pela Pastoral Familiar da Paróquia N. Sra. do Bom Conselho, cantando as músicas “Nova Geração” e “Vocação”, ambas do Pe. Zezinho; a segunda apresentação foi preparada pelo Grupo de Jovens J.A.C,  da Paróquia N. Sra. do Bom Conselho, o qual cantou o Hino da CF 2013 e a música Juventude Missionária, de Zé Vicente.

Em seguida, três palestras intercaladas por animação feita pelos jovens de diferentes paróquias.
A primeira palestra foi realizada por Zezinho (Assessor do Setor Diocesano da Juventude) o qual destacou a importância da CF 2013; os temas abordados; a necessidade de estudar os subsídios disponibilizados, dentre eles, o Texto-Base; a criatividade na forma de trabalhar a CF 2013; e  aprofundou as práticas e comportamentos das juventudes, nos espaços cibernéticos, com destaque para as redes sociais.


 A segunda palestra foi realizada por Iris Maria (militante da Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP) sobre Juventudes e Identidade Cultural. Foi uma palestra muito dinâmica a qual levou os jovens a se defrontarem com a realidade da crise e relativização de valores e de personalidade.

 
A terceira palestra foi proferida pela professora Tica (integrante da Comissão Diocesana de Animação da CF) sobre Políticas Públicas para a Juventude. Tica transcorreu sobre os conceitos de política,  políticas públicas,  e sobre campanhas políticas, apresentando a diferença de cada uma e os impactos na vida das pessoas; apresentou diversas políticas públicas para juventude, objetivos, necessidades e formas de acesso. Acesse aqui a Cartilha Políticas Públicas de Juventude 2013.

Prosseguindo, os participantes, foram divididos em grupos, por paróquia para três atividades: responder a um questionário do Setor Juventude sobre Movimentos Juvenis, Novas Comunidades e Congregações Religiosas presentes nas paróquias; prepararem os seminários paroquiais sobre a CF 2013; e de forma lúdica apresentarem elementos do trabalho pastoral juvenil.

Questionários
Os questionários serão utilizados para garantir a participação de jovens de todos os movimentos, comunidades de vida e também das congregações que trabalham com juventudes no Encontro Diocesano para este público o qual será realizado, nos dias 05 a 07 de abril de 2013, na cidade de Araripina.

Seminários Paroquiais sobre a CF 2013
A Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus (Moreilândia) ainda não tem data para o Seminário Paroquial em virtude da troca de padres e da ausência do atual no Fórum em virtude de está a serviço da Diocese, no cuidado com os seminaristas. A Paróquia São Sebastião (Ouricuri) ainda não tem data para a realização do Seminário Paroquial sobre a CF, em virtude da troca de padres e da ausência dos mesmos no Fórum. As demais, realizarão nas seguintes datas:
09 de março – Exu;
31 de março – Bodocó;
04 de maio – Granito;
05 de maio – N. Sra. do Carmo – Ouricuri;

Apresentações Lúdicas
A juventude de Moreilândia trouxe em forma de teatro, a situação das famílias e dos grupos de jovens frente à evangelização dos adolescentes e jovens. Uma bela apresentação, destacando a realidade dos jovens viciados na internet sem participarem de mais nada, frente à vontade das mães de levá-los à Igreja. A dos jovens que apenas participam da Igreja, deixando até mesmo os estudos em segundo plano. Também destacou o fechamento dos grupos de jovens frente à vontade de participação de muitos jovens, os quais não encontram espaços nestes grupos.
A juventude de Exu – preparou uma apresentação usando palavras previamente sugeridas e música.
A juventude de Bodocó – criou uma música, a qual vamos pedir para que eles produzam um vídeo- clipe para que possamos disponibilizá-la para todos.
A juventude da Paróquia São Sebastião -  trouxe palavras de vida e os lugares de encontro.
A juventude de Granito – também em forma de teatro, destacou o mundo das festas e da curtição, do despeso para com Deus, pela religião, pelas instituições, do abandono depois de uma vida de curtição, ao qual muitos jovens são relegados quando adoecem ou não tem mais recursos financeiros para gastar e o confronto destes com a vida que provoca a conversão e o torna discípulo missionário de Jesus Cristo.
A juventude da Paróquia N. Sra. do Carmo – trouxe a ciranda e convocou todos a “entrarem na roda com a gente também”.

Participações
O Vereador George, jovem de Granito, visitou os participantes do Fórum, se colocou à disposição de todos e mostrando a necessidade do jovem participar também da Política.

Ana Paula Nogueira, cantora Granitense, a qual participou do Programa Ídolos da Rede Record de Televisão, também esteve presente no Fórum, partilhou seu exemplo de vida e sua persistência na busca dos objetivos e finalizou cantando “É preciso saber viver”.