segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Dia 03 de março – em Granito: Fórum sobre a CF 2013 para a Área Pastoral São Lucas

A Diocese de Salgueiro, irá realizar na Paroquia Nossa Senhora do Bom Conselho - Granito-PE, no proximo Domingo (03) Março o Fórum sobre a  Campanha da Fraternidade (CF) 2013, para área Pastoral São Lucas (Paróquias Santa Terezinha do Menino Jesus (Moreilândia), Nossa Senhora do Bom Conselho (Granito), Bom Jesus dos Aflitos (Exu), São José (Bodocó), São Sebastião e Nossa Senhora do Carmo (Ouricuri). O Objetivo é massificar o tema da CF 2013 em todo o território diocesano, e principalmente na area Pastoral. A CF 2013 tem como tema “Fraternidade e Juventude” e lema “Eis me aqui, envia-me” (Is 6,8).
O Forum será realizado pelo Setor Diocesano da Juventude em parceria com o Conselho Paroquial Pastoral de Granito e contará com a presença de 15 jovens de cada Paróquia.
O evento se dará na Escola de Referencia Miguel Arraes de Alencar, na Av. São Paulo na cidade de Granito-PE. das 8h00 às 17h00.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Faça Você também


“A Igreja olha para os jovens com esperança, tem confiança neles e encoraja-os a procurarem a verdade, a defenderem o bem comum, a possuírem perspectivas abertas sobre o mundo e olhos capazes de ver ‘coisas novas’” (Is 42, 9; 48, 6).
Esse é o momento da movimentação, da atitude, do A-G-I-R. A Campanha da Fraternidade não foi pensada para os jovens, mas sim sobre os jovens! Por conta disso, todos nós, padres, religiosos, consagrados, catequistas, missionários, seminaristas, leigos e os próprios jovens somos convidados a entrar nesse movimento coletivo para acolher a juventude e prover caminhos para o nosso protagonismo no seguimento de Jesus, na vivência na Igreja e na construção de uma sociedade fraterna.

Sendo assim, pensamos em algumas dicas que todos nós podemos fazer para movimentar nossas paróquias e comunidades. Fique ligado!

1.                   Produzir produtos mídiaticos não só para o anúncio do Evangelho e divulgação dos eventos pastorais, mas também para uma catequese mais viva e atraente e para uma formação jovem mais abrangente. Vídeos para o Youtube, páginas no Facebook, sites, blogs... Vamos fazer barulho!
2.                   Proporcionar oportunidades de diálogo da juventude com os pais, professores, sacerdotes, consagrados, seminaristas e catequistas a respeito de nossos projetos, vocação, desafios e sonhos.
3.                   Realizar fóruns e seminários ecumênicos da juventude para que as dioceses se encontrem com jovens, educadores, políticos e religiosos. E também favorecer os encontros de oração, os congressos, os cenáculos, seminários vocacionais, semanas jovens, jornadas diocesana e paroquial da juventude.
4.                   Organizar oficinas sobre temas ligados à promoção da vida, à espiritualidade, à vida missionária, ao compromisso político e ambiental. E também oficinas de treinamento sobre como utilizar as novas tecnologias na sala de aula, na igreja, na comunidade. Respondendo ao pedido do Papa Bento XVI, promover rodas de conversa para o estudo do Catecismo da Igreja Católica e discussões sobre os artigos do Símbolo da Fé, no contexto do Ano da Fé, convocado pelo Santo Padre Bento XVI;
5.                   Organizar debates nas universidades sobre a relação entre razão e fé, ciência e fé. Formar grupos de reflexão voltados ao aprofundamento da espiritualidade cristã em diálogo com o mundo contemporâneo.
6.                   Identificar grupos, movimentos, organismos políticos, fundações, colégios e universidades católicas para envio de conteúdo sobre temáticas de juventude. E também identificar ONGs e projetos sociais ligados à Igreja para a prática do voluntariado juvenil.


E para isso segue abaixo alguns materiais que nos ajudarão a estarmos preparados para este tempo de graça:
CF2013-texto-base


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013

Foi lançada no dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, mais uma edição da Campanha da Fraternidade (CF). Esse ano o tema será “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).
Após 21 anos da Campanha da Fraternidade de 1992, que abordou como tema central a juventude, a CF 2013, na sua 50ª edição, terá a mesma temática. A acolhida da temática “juventude” tem como objetivo ter mais um elemento além da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para fortalecer o desejo de evangelização dos jovens.
O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro, explicou que uma das metas principais da CF de 2013 é olhar a realidade juvenil, compreender a riqueza de suas diversidades, potencialidades e propostas, como também os desafios que provocam atitudes e auxílios aos jovens e aos adultos.
O objetivo geral da CF é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
“Dentro do sentido da palavra 'acolher' está o valorizar, o respeitar o jovem que vive nesta situação de mudança de época e isso não pode ser esquecido”, destacou o presidente da Comissão da CNBB.

Objetivo Geral
Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz.

Objetivos específicos

1 - Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a
elaboração de seu projeto pessoal de vida;

2 - Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos;

3 - Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.
Guia Litúrgico da Quaresma
17/02/2013 1° Domingo da Quaresma Dt 26,4-10 / Sl 90 / Rm 10,8-13
Lc 4,1-13
Nem só de pão vive o homem.
24/02/2013 2° Domingo da Quaresma Gn 15,5-12.17-18 / Sl 26 / Fl 3,17-4,1
Lc 9, 28-36
Mestre, é bom ficarmos aqui.
03/03/2013 3° Domingo da Quaresma Ex 3.1-8.13-15 / Sl 102
1Cor 10,1-6.10-12 / Lc 13, 1-9
Se vocês não se converterem, vão morrer todos do mesmo modo.
10/03/2013 4° Domingo da Quaresma Js 5,9.10-12 / Sl 33 / 2Cor 5,17-21
Lc 15,1-3.11-32
Esse homem acolhe pecadores e come com eles?
17/03/2013 5° Domingo da Quaresma Is 43,16-21 / Sl 125 / Fl 3,8-14
Jo 8,1-11
Pode ir, e não peque mais.
24/03/2013 Domingo de Ramos Is 50,4-7 / Sl 21 / Fl 2,6-11
Lc 22,14.23,56
Façam isto em memória de mim.
Aqui na Paroquia ocorreu a Celebração da Cinzas, com abertura oficial da Campanha da Fraternidade na paroquia, com o Administrador paroquial Pe. Evandro Alves.

Bispo da Diocese Salgueiro divulga “Carta aberta” sobre renúncia do papa Bento XVI

O bispo da Diocese Salgueiro, Dom Magnus Henrique, divulgou nesta terça-feira (12) uma “Carta aberta” dirigida aos fiéis, comentando sobre o anúncio da renúncia do papa Bento XVI, que pegou todos de surpresa. Na carta Dom Magnus lembra que é um direito do papa, previsto no Código de Direito Canônico, renunciar ao cargo a qualquer momento, e esta não é a primeira vez que um papa renuncia. “Ponciano, em 235; Silvério, em 537; João XVIII, em 1009; Bento IX, em 1045; Celestino V, em 1294, e Gregório XII, em 1415, também renunciaram ao Pontificado”, explica.