quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Faça Você também


“A Igreja olha para os jovens com esperança, tem confiança neles e encoraja-os a procurarem a verdade, a defenderem o bem comum, a possuírem perspectivas abertas sobre o mundo e olhos capazes de ver ‘coisas novas’” (Is 42, 9; 48, 6).
Esse é o momento da movimentação, da atitude, do A-G-I-R. A Campanha da Fraternidade não foi pensada para os jovens, mas sim sobre os jovens! Por conta disso, todos nós, padres, religiosos, consagrados, catequistas, missionários, seminaristas, leigos e os próprios jovens somos convidados a entrar nesse movimento coletivo para acolher a juventude e prover caminhos para o nosso protagonismo no seguimento de Jesus, na vivência na Igreja e na construção de uma sociedade fraterna.

Sendo assim, pensamos em algumas dicas que todos nós podemos fazer para movimentar nossas paróquias e comunidades. Fique ligado!

1.                   Produzir produtos mídiaticos não só para o anúncio do Evangelho e divulgação dos eventos pastorais, mas também para uma catequese mais viva e atraente e para uma formação jovem mais abrangente. Vídeos para o Youtube, páginas no Facebook, sites, blogs... Vamos fazer barulho!
2.                   Proporcionar oportunidades de diálogo da juventude com os pais, professores, sacerdotes, consagrados, seminaristas e catequistas a respeito de nossos projetos, vocação, desafios e sonhos.
3.                   Realizar fóruns e seminários ecumênicos da juventude para que as dioceses se encontrem com jovens, educadores, políticos e religiosos. E também favorecer os encontros de oração, os congressos, os cenáculos, seminários vocacionais, semanas jovens, jornadas diocesana e paroquial da juventude.
4.                   Organizar oficinas sobre temas ligados à promoção da vida, à espiritualidade, à vida missionária, ao compromisso político e ambiental. E também oficinas de treinamento sobre como utilizar as novas tecnologias na sala de aula, na igreja, na comunidade. Respondendo ao pedido do Papa Bento XVI, promover rodas de conversa para o estudo do Catecismo da Igreja Católica e discussões sobre os artigos do Símbolo da Fé, no contexto do Ano da Fé, convocado pelo Santo Padre Bento XVI;
5.                   Organizar debates nas universidades sobre a relação entre razão e fé, ciência e fé. Formar grupos de reflexão voltados ao aprofundamento da espiritualidade cristã em diálogo com o mundo contemporâneo.
6.                   Identificar grupos, movimentos, organismos políticos, fundações, colégios e universidades católicas para envio de conteúdo sobre temáticas de juventude. E também identificar ONGs e projetos sociais ligados à Igreja para a prática do voluntariado juvenil.


E para isso segue abaixo alguns materiais que nos ajudarão a estarmos preparados para este tempo de graça:
CF2013-texto-base